10/05/2012

Receitas combinadas

Decidi usar ingredientes da época e alguns congelados para confeccionar estes pratos. Assim se consegue que fique mais económico. E se se conseguir não desperdiçar, já é um ganho.
Neste prato de carne usei pimento que tinha congelado e cebolas que apanhei na horta. Como algumas já estão a espigar, se ficarem mais tempo na terra já não se vão aproveitar. Se se consumirem nesta fase, pode-se aproveitar tudo! 
Para o acompanhamento, arroz de espigos (ou grelos de couve), que também vêm da minha horta, mas já estão a acabar. Ficou delicioso.
Com a água de cozedura do frango fiz uma canja à minha moda que ficou divinal!



Receitas a seguir.


Frango com cebolas novas e pimento

Ingredientes:
3 peitos de frango
2 cenouras
cebolas com rama e haste floral
1 pimento
4 alhos
azeite
sal
pimenta branca
pimentão doce
noz-moscada

Preparação:
Coze-se o frango em água com rodelas de cenoura e 1 cebola picada (bolbo e rama), 1 alho picado, azeite, sal e pimenta branca moída na hora.
Dispôr num tabuleiro de ir ao forno azeite no fundo, 2 cebolas picadas – parte branca, alhos picados, os peitos de frango partidos ao comprido em 3 porções cada um. À volta colocar 1 pimento às tiras, folhas das cebolas partidas em bocados de 1.5 cm, e o resto do alho picado. Temperar por cima com pimentão doce, pimenta branca, noz-moscada, sal e um pouco de azeite.
Levar ao forno até os vegetais estarem cozidos e o frango dourado.

Frango com cebolas novas e pimento

Arroz de espigos ou arroz de grelos

Ingredientes:cebola com rama
2 alhos
azeite
1 molho pequeno de grelos
1 chávena de arroz extra longo vaporizado
água qb
sal

Preparação:
Refogar 1 cebola com alho e azeite. Juntar um molho de grelos e a rama da cebola e um pouco de água suficiente para não deixar pegar e deixar cozer 10 minutos. Juntar 1 chávena almoçadeira de arroz extra longo vaporizado e de seguida, juntar 2 chávenas de água a ferver. Deixar ferver 15 minutos.
Servir.

Arroz de espigos ou grelos de couve


Canja de galinha à minha moda

Aproveitei a água de cozer o frango com rodelas de cenoura, cebola picada, rama de cebola, azeite, pimenta e sal, para fazer uma canja. Juntei a este caldo meia chávena de chá de massa estrelinhas e deixei cozer cerca de 15 minutos.
Ficou deliciosa.

Canja de galinha à minha moda


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...